FARINATTA, ALIMENTO PRA ALMA!
FARINATTA BISTRÔ & ARTE
FARINATTA BISTRÔ & ARTE
janeiro de 2012
fevereiro de 2012
março de 2012
abril de 2012
maio de 2012
junho de 2012
julho de 2012
setembro de 2012
outubro de 2012
novembro de 2012
dezembro de 2012
O VERMELHO MASP - HOMENAGEM A LINA BO BARDI
sexta-feira, 31 de agosto de 2012 - 17:34

Parede Lina Bobardi II e as colunas do Masp

– Homenagem a Lina Bo Bardi

 

 

Esta parede, feita em concreto aparente pigmentado, tem como escopo homenagear Lina Bo Bardi, juntamente com seu marido Piero Bardi, que em muito contribuíram para o cenário cultural brasileiro, como por exemplo, a participação no grandioso projeto arquitetônico do Masp (Museu de Arte de São Paulo). Ela como arquiteta, e ele, vindo a assumir a Diretoria.

 

Neste espaço, foi feita uma pigmentação em alusão metafórica ao Vermelho Masp, cuja cor original foi desenvolvida pela Basf exclusivamente para pintura das colunas daquele Museu, na reforma de 1990, sendo certo que já não se encontra em catálogo disponível no mercado.

 

Na filosofia de Piero “O importante é mover-se nesses círculos pensando nos outros mais do que em si mesmo.” (extraído do site do Instituto Lina Bo Bardi).

 

Nesse caminho, propomos a reflexão aos que por aqui estiverem visitando, objetivando um fruto de um mundo melhor, mais igualitário socialmente.

 

Sobre Lina especificamente, Frei Betto, em carta enviada ao Instituto para o documentário sobre ela, em 27 de junho de 1993, diz:

 

"Todo artista é um clone de Deus. Lina trazia em si essa fagulha divina que faz da criatura, criador, e transforma a arte na única linguagem capaz de superar os limites do tempo e do espaço. Ela tinha fome de Absoluto e, por isso, transfigurava as formas em poema e as figuras em espelhos do belo. Em sua alma latejava essa intuição profunda de que, em tudo e em todos, há uma indissociável harmonia, que ela tão soube descrever por dominar a gramática da estética."


Com esta homenagem, busquei, além de manter vivas suas criações, sorver um pouco do que Frei Betto com muita propriedade descreveu acerca de Lina Bo Bardi, para tentar transformar este espaço de casa-homem, em arte-poesia.


Alexandre Ferreira – criado em 24/08/2011, publicado em 30/08/2012 para

+3 Galeria.

 

<< Navegar para sexta-feira, 31 de agosto de 2012 Adicionar Novo Comentário
Sem registros encontrados        
Adicionar Novo Comentário
Seu nome   
Assunto   
Conteúdo   
*Campos obrigatórios

RESERVASFARINATTACARDÁPIOlOJA DE VINHOS & DELIMais3GaleriaGaleria de Imagenscoluna Borbulhas Quentes por Alexandre FerreiraFarinatta imprensa/mídiatrabalhe conoscoEspaço Nelsinho in memória